1) Adivinhando as férias:

Cada aluno deve escrever em um cartãozinho uma frase sobre algo que fez nas férias. Especifiquem bem, motivem os alunos para que deem detalhes do acontecimento. Após, recolha todos os papeis, coloque em um potinho e cada aluno deverá ler um cartão sorteado. Todos tentam adivinhar quem é o dono da frase.

 

2) Gráfico de colunas:

O gráfico é clássico, mas é sempre bom! Com essa proposta trabalhamos muitas habilidades. Primeiro, listamos e escrevemos a atividade favorita realizada nas férias, desenvolvendo a ortografia. Depois contamos e podemos agrupar nas colunas as “5 atividades mais famosas”. Podemos explorar as quatro operações conforme a série. “Quantos alunos compraram um livro? 5… então quantos livros ao total? 5X1=5”. As opções são variadas!

 

3) Correio da Amizade:

Você já tem um na sua sala? Consiste em um painel feito de pano, papel ou sacos plásticos, tanto faz. O importante é que tenha um envelope para cada aluno. A ideia é trocar cartas ou bilhetes com os colegas. Explore o correio para que os alunos possam contar para um dos colegas algum fato sobre as férias. Não deixe o tema livre, sugira os temas: “o dia em que visitei meus avós; a comida favorita das férias; o jogo com os meus amigos; o dia em que dormi na casa da minha colega…” depois, o colega conta para toda a turma a história que recebeu e leu. Fique atento para todas as crianças serem contempladas. Sugiro sorteio. Eu sempre entrego as folhas com os nomes das crianças já escritos previamente (vira amigo oculto, pura diversão!). Trabalhamos socialização, leitura, escrita e oralidade na mesma atividade.

 

4) Formação das filas:

Essa eu adoro, trabalhamos a memória na hora de formação das filas. Vá direcionando as crianças: “Vai pra fila quem jogou bola; vai pra fila apenas quem viu um filme no cinema; vai pra fila quem visitou um amigo”…

 

5) História coletiva:

A construção de uma história coletiva sobre a turma pode ser um momento cheio de aprendizagem. Motivem, motivem, motivem, depois escrevam a história coletiva. Uma ideia de motivação é mostrar imagens da turma. Nada melhor do que trabalhar com fatos para produzir história. Esta é uma bela oportunidade para desenvolver estrutura textual de sequência – início, meio e fim. Vá retomando coisas que aconteceram desde o início do ano até o momento das férias, revejam quanto tempo tiveram de férias, data de saída e retorno, experiências significativas do primeiro semestre e a expectativa da turma para o próximo, contem o tempo que falta para o fim das aulas, explorem o calendário…  Tenho certeza que será um momento bem produtivo!

 

Bom retorno!

2 respostas

  1. Nossa! Tudo maravilhoso você é demais.
    Retorno na próxima semana. Gostaria de saber como
    faço para mandar material para você.
    Bjs!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.